Projeto realizado com o apoio da Fundación Biodiversidad

RSS

PT

Búsqueda en la web

slide 1

PardelaÁreas naturais protegidas em Cabo Verde:

PardelaEspaços protegido

  • Parque Natural de Serra Malagueta (Ilha de Santiago)

Superficie: 774 ha.

A serra Malagueta é um maciço montanhoso situado na parte Norte da ilha de Santiago, e sendo a altitude máxima de 1064 metros.
O seu território encontra-se na confluência de três municípios (Stª Catarina, S. Miguel e Tarrafal) apresentando assim uma localização estratégica e privilegiada não só para o sector turístico como também para a educação ambiental e centro de pesquisa e investigação.
A área do parque da Serra Malagueta compreende o actual perímetro florestal estatal, e algumas escarpas onde a presença de endemismos é significativo. A área contém o maior número das plantas endémicas da ilha de Santiago (26) 14 dos quais estão classificados como ameaçadas na lista vermelha de Cabo Verde. As maiores ameaças que as espécies enfrentam na área são: por um lado a pressão antrópica na procura de espaços para cultivo e corte e recolha de madeira para lenha, por outro lado a erosão do solo e a competição das espécies invasoras como a Frurcraea foetida e Lantana camara.
No Parque foi registado 19 espécies de aves (sendo 8 espécies ou subespécies endémicas), algumas destas com elevado grau de ameaça (Acrocephalus brevipennis, Ardea purpurea bournei, Buteo buteo bannermani) 6 espécies de répteis terrestre, representando cerca de 85,71% das espécies historicamente registadas para Santiago (4 endémicas, 1 nativa e 1 introduzida) 1 espécie de anfíbio (única existente em Cabo Verde) e 4 espécies de mamíferos.
Existe um número ainda não determinado de invertebrados, com representantes de várias Classes (Arachnida, Diplopoda, Insecta) com um grande número de espécies, algumas comuns, como por exemplo a Acherontia atropos, a Papilio demodocus e espécies ameaçadas, (Lista Vermelha de Cabo Verde), como por exemplo a Diplognata gagetes (Em Perigo em Cabo Verde).
Como parte da sua contínua promessa aos ideais de ecoturismo, o Parque Natural de Serra Malagueta estar profundamente comprometido a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na área do Parque e ao arredor. Projectos e formações ocorrem regularmente dentro do Parque e as suas áreas protegidas, para criar capacitação nas comunidades de Serra Malagueta. Os objectivos incluem uma iniciativa para criação ferramentas para atingir um desenvolvimento sustentável para as comunidades, e melhoramento as práticas e conhecimentos que já existem.
Como parte deste compromisso contínua para o melhoramento de vida das pessoas de Serra Malagueta, o Parque tem instalado redes que são usadas para captação da água de nevoeiro para fornecer água para o povo da comunidade.

PardelaCategoria IUCN

  • III - Monumento natural Info

PardelaGaleria de fotos

colaboração com

Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente Fundación Biodiversidad
Pardela
Ceida

A Terra não é uma herança de nossos pais, nós a emprestamos de nossos filhos.

Anónimo

Se você está relacionado a uma área protegida e quer se juntar á Rede Pardela clique o seguinte botão:

© 2012 Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia - Todos os direitos reservados | Identificación legal - Privado  //  Deseño e programação web Grupo5.com