Projeto realizado com o apoio da Fundación Biodiversidad
Espaços protegido
Superficie: 800 ha.
Monte Verde faz parte de uma cercadura montanhosa, que representa os restos de uma primitiva bordeira, cujos pontos culminantes são os montes Verde e Madeiral, com cerca de 744 m e 680 m, respectivamente. Na sua plataforma de topo, inclinada a NE, proporciona-se um meio favorável à incidência da humidade, factor responsável pela existência de um quadro paisagístico que contrasta com a aridez das restantes zonas da ilha.
Sob o ponto de vista geológico, Monte Verde é formado por tufos vulcânicos recortados por filões basálticos.
O Monte Verde, o ponto mais alto da ilha que com os seus 700 metros de altitude é um miradouro natural. Nos tempos da “azágua” cobre-se de verde e é possível observar espécies endémicas e algumas introduzidas desde o povoamento. O topo está, algumas vezes, encoberto pelas nuvens, dificultando a vista panorâmica mas permitindo um verdadeiro “passeio pelas núvens”.
O Parque Natural de Monte Verde é o único representante de zona sub-húmida da ilha de São Vicente, portanto no parque é possível encontrar espécies que não existem em nenhuma outra região de São Vicente, como por exemplo Limonium jovi-barba (Carqueja), Sonchus daltonii (Coroa de rei), Echium stenosiphon ssp. stenosiphon (Língua - de - vaca), Campanula jacobaea (Contra bruxa), Davallia canariensis (Feto), Kickxia elegans (Agrião de rocha).
Categoria IUCN
Galeria de fotos
Produz uma imensa tristeza pensar que a natureza fala, enquanto a raça humana não escuta.
Victor HugoSe você está relacionado a uma área protegida e quer se juntar á Rede Pardela clique o seguinte botão:
© 2012 Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia - Todos os direitos reservados | Identificación legal - Privado // Deseño e programação web Grupo5.com