Projeto realizado com o apoio da Fundación Biodiversidad

RSS

PT

Búsqueda en la web

slide 2

PardelaÁreas naturais protegidas em Guiné-Bissau:

PardelaEspaços protegido

  • Parque Nacional das Lagoas de Cufada

Superficie: 16.700 ha.

A proposta do Parque Nacional Lagoas de Cufada foi aprovada em 1995, e seu projeto teve lugar em 1996, mas não foi até dezembro do 2000 quando esta área protegida se criou oficialmente. Situado no sul de Guiné-Bissau, na região administrativa de Quinara, a uns 230 km. de Bissau, concretamente ao leste e sudoeste do setor de Fulacunda e ao noroeste do setor de Buba. As duas cidades são os centros de população mais importantes do país que fazem parte dos limites do parque.
A Lagoa de Cufada é a superfície de água doce maior de Guiné-Bissau na orla sul do rio Corubal. Hoje em dia, devido à influência da população, a fauna é menos abundante e encontra-se dispersa, protegida pelos bosques mais densos e, com tudo, a lagoa de Cufada está ainda muito povoada por aves aquáticas e é visitada por varias espécies de animais nas duas estações (seca e chuvosa).

As matas que rodeiam as lagoas circundantes mais pequenas como Bionra, Bedasse
e Bedanha, e as que estão
às orlas do Rio Grande de Buba e Fulacunda, são ainda hoje refúgio para espécies de grande interesse biológico.

Além da importância ornitológica, o parque caracteriza-se pelas formosas paisagens das lagoas e por uma riqueza significativa em macrofauna de uma grande quantidade de mamíferos de grande interesse, entre os que se encontram alguns ungulados como o hipopótamo branco (Hippotraugus equino), o antílope (Kobus defessa) ou o búfalo (Syncerus caffer), leopardos, hienas e de 7 a 8 espécies de primates, incluindo o chimpancé (Pan troglodytes) presente em quase todas as áreas do parque. Também se registra a presença de crocodilo preto (Osteolaemus tetraspis). Algumas de suas áreas são reconhecidas como corredores de macrofauna.
No Rio Grande de Buba cabe destacar a zona de reproduçao de barracudas e outros peixes de interesse comercial, assim como a freqüente presença de manatíes (Trichecus senegaelensis), crocodilos e algumas espécies de tartarugas.
O área do Parque Natural das Lagoas de Cufada é a mais rica em bosque seco e semiseco e bosque sub-úmido, com 22.200 ha. e 13.500 ha. de superfície, respectivamente.

PardelaCategoria IUCN

  • II - Parque Nacional Info

PardelaGaleria de fotos

colaboração com

Ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente Fundación Biodiversidad
Pardela
Ceida

A terra é insultada e oferece suas flores como resposta.

Rabindranath Tagore

Se você está relacionado a uma área protegida e quer se juntar á Rede Pardela clique o seguinte botão:

© 2012 Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia - Todos os direitos reservados | Identificación legal - Privado  //  Deseño e programação web Grupo5.com